A hashtag virou o assunto mais comentado mundialmente no Twitter e contou com a adesão da presidenta Dilma Rousseff
Por Redação
Após a vitória de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições no último domingo (5), começaram a surgir diversas manifestações preconceituosas contra nordestinos. A candidata à reeleição venceu Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) no Norte e Nordeste do País.
O resultado despertou o ódio e o tumblr Esses Nordestinos reuniu as postagens vindas, principalmente, de eleitores tucanos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi um dos que plantou o ódio, com a declaração de que o PT cresce nos “grotões do país” onde estariam os “mal informados”.
Contra o ódio e o preconceito, a resposta da rede foi rápida e ontem (7) um tuitaço levou a hashtag #MenosÓdioMaisNordeste aos assuntos mais comentados no Twitter, ficando na primeira colocação no Brasil e chegando em segundo lugar mundialmente.
Até o fechamento desta matéria, 24 horas depois do tuitaço, a tag continua entre os principais assuntos do momento.
Até o fechamento desta matéria, 24 horas depois do tuitaço, a tag continua entre os principais assuntos do momento.
A presidente Dilma Rousseff aderiu ao movimento. “Foi de um nordestino que recebi um Brasil menos desigual. Lula MUDOU o país pra melhor! Espero que o povo do norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste seja igualmente respeitado. Fico feliz que aqueles que me conhecem, que acompanharam as conquistas do meu governo, tenham votado em mim”, disse a petista em três tuítes.
O deputado federal reeleito pelo Rio de Janeiro Jean Wyllys (PSOL) também deu o seu recado: “O Nordeste está no Rio, o Nordeste está no Centro-Oeste, o Nordeste está em todo o país!
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/10/menosodiomaisnordeste-internautas-dao-resposta-contra-o-preconceito/

FONTE DIGITAL: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/10/menosodiomaisnordeste-internautas-dao-resposta-contra-o-preconceito/
SalaSocial: Internautas pedem 'menos ódio, mais Nordeste'
No último dia 5 de outubro, assim que a apuração de votos das eleições começou nas regiões Norte e Nordeste, surgiram nas redes sociais diversos comentários preconceituosos tendo como alvo nordestinos, associando-os ao bom desempenho de Dilma Rousseff (PT) na região e à performance mais tímida do rival, Aécio Neves (PSDB), nas mesmas regiões.
A hashtag #MenosODIOmaisNordeste, uma resposta às manifestações de preconceito, se tornou nesta terça-feira um dos dez trending topics no Twitter brasileiro.
Pelas redes sociais, muitos acusaram a hashtag de ser manipuladora e de estar sendo impulsionada por militantes do PT.
Mas ela chegou a ocupar a lista mundial dos dez temas mais tuitados na rede social, tendo sido mencionada mais de 41 mil vezes - chegando a ser tuitada 153 vezes por minuto.
Confira as discussões que o tema despertou na nossa página de Facebook.
Lembranças de 2010
De toda forma, os comentários voltados contra nordestinos feitos após o fechamento das urnas lembraram o que ocorreu em 2010, logo após a eleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência, quando a frase "Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado" rodou o mundo.
O discurso de ódio, publicado no Twitter por uma estudante de direito, rendeu à jovem um ano e cinco meses de prisão - pena convertida em multa e serviços comunitários.
Mas, desta vez, muitos nordestinos, também pelas redes sociais, decidiram dar o troco - muitas vezes também recorrendo a comentários preconceituosos, aproveitando os resultados nas urnas no Sudeste para atacar eleitores da região - paulistas, principalmente.
"Eu tô vendo que vai todo mundo morrer em grande estilo lá em são paulo (jogados na sarjeta)", escreveu um eleitor. "São Paulo elegendo Russomanno, Tiririca e Feliciano. Bora insultar os paulistas?", tuitou outro. "Povo burro, ainda irão morrer de sede e fome: paulistas", postou uma terceira.
No outro extremo, comentários preconceituosos alvejando nordestinos renderam a criação de um Tumblr: Esses Nordestinos....
A página mapeia frases como "Médicos do Nordeste, causem um holocausto por aí. Temos que mudar essa realidade" e "A prova de que nordestino é vagabundo é quando entraram em pânico com o boato de que o bolsa família ia acabar, hahaha, escórias", todas postadas em redes sociais.
Em contrapartida, também foi criado uma outra conta de Tumblr, oEsses Paulistas que compila comentários ofensivos contra paulistas, como "Eu só consigo agradecer por o Nordeste ser gigante, porque os paulistas são uns idiotas" ou "Esses paulistas tem que morrer de sede mesmo".
Lula x FHC
A polarização se reflete em frases recentes dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PT), mentores máximos dos respectivos partidos.
Na última segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o desempenho do PT se deve ao partido estar "fincado nos menos informados" e que a legenda estaria caminhando para os "grotões" do país.
Em nota enviada à BBC Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ser "um absurdo que o Nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos."
Os posicionamentos reforçaram comentários críticos - e mais agressivos. Simpatizantes do PSDB, em geral, atacam beneficiários do programa Bolsa Família, distribuídos majoritariamente nas regiões Norte e Nordeste. Em suas críticas, dizem que o programa "paga vagabundos em troca de votos".
Já eleitores que simpatizam com o PT têm como alvo a reeleição de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo. Os paulistas enfrentam a pior crise hídrica da história - o principal sistema de abastecimento do Estado têm nível inferior a 5% - e os críticos culpabilizam "20 anos de omissão em governos sucessivos do PSDB".
FONTE DIGITAL: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141006_eleicoes2014_salasocial_polarizacao_preconceito_rs

Nenhum comentário:
Postar um comentário