sexta-feira, 18 de julho de 2014

FORMAÇÃO PARA DOCENTES NO MUNICÍPIO DE LINHARES ABORDA AS “RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRAS”


NOME DA ESCOLA CEIM “MANOEL FARIAS DE SOUZA”
DIRETOR:  LUCIANA SENA FÁVERO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: Sandra Lena Trevisani  (matutino)
QUANTIDADE DE ALUNOS DA INSTITUIÇÃO: 324
QUANTIDADE DE PROFESSORES: 20
QUANTOS TURNOS A ESCOLA TRABALHA: 02
O QUE A ESCOLA OFERECE PARA SUA CLIENTELA:  educação básica

Nesta entrevista, a pedagoga  Sandra Lena Trevisani aborda a formação em que os docentes da instituição estão vivenciando o que torna toda a dinâmica de trabalho muito mais motivadora para todos os profissionais.
 

 
 
1)  QUAL A DENOMINAÇÃO DESSA FORMAÇÃO? “RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRAS”
 
         2)  QUEM É A INSTITUIÇÃO FORMADORA? Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo.

         3) QUAL O OBJETIVO? Promover a emersão do respeito à diversidade e às peculiaridades da população negra, relacionando práticas educativas inclusivas; Visualizar as diferenças e articular, a partir de práticas pedagógicas relacionadas a elas, com a proposta de aproximar ainda mais aqueles que desconhecem ou ignoram o trato do racismo na escola; Construir uma educação que valorize as diferenças;
 
4)  A FORMAÇÃO ACONTECE EM TODOS OS TURNOS? COMO É PROMOVIDA? Aconteceu em dias amparados no calendário escolar com todos os professores, monitores e estagiários reunidos.
 
       5) QUANTOS TEMAS JÁ FORMA ABORDADOS, QUAIS?       
    1”Inclusão de Professores: Saberes Necessários” 
    2 “Relações étnico-raciais afro-brasileiras”

    3 “Educação Ambiental no Currículo Escolar” 
    4 “Violência na Escola; Gentileza gera gentileza” 
    5 “Gênero e Diversidade Sexual na Escola”
 
6)  EXISTE UM DIFERENCIAL PARA DESENVOLVER OS TEMAS DE UMA FORMA DINÂMICA, PARA DISPERTAR NOS PARTICIPANTES UM EXTÍMULO PARA O DEBATE?( video, teatro, música, etc) Sim, todos os materiais foram fornecidos pelo MEC, vídeos, músicas e slides.
 
7)   JÁ OCORREU NA ESCOLA ALGUMA SITUAÇÃO DE BULLYING REFERENTE A ALGUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO QUE VOCÊ COMO DIRETOR PRESENCIOU E TEVE QUE INTERVIR? VOCÊ PODE RELATAR SEM CITAR NOMES. Sim. Uma aluna que estava chorando no pátio por que outra criança havia chamado-a de gorda. Então conversamos com ela e chamamos a outra criança envolvida para refletir sobre o tema.
 
  8)   A ESCOLA ESTÁ INCLUSA EM QUAIS  TIPOS DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS OU PROJETOS?   SIM, CEFOPE, UDIME.
 
9) AGORA COM ESSA FORMAÇÃO, VOCÊ , OS DOCENTES E A ESCOLA, VÊEM A NECESSIDADE DE ALGUM PROGRAMA ESPECÍFICO VOLTADO PARA A QUESTÃO GÊNERO E RAÇA SENDO DESENVOLVIDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO DECORRER DO ANO LETIVO?  
sim,  após a formação  organizamos um plano de ação para o próximo ano.
 



10)  QUAL O PERÍODO DESSA FORMAÇÃO? 5 Horas  cada tema.

11) ESSA FORMAÇÃO FOI EXIGÊNCIA DA SEDU/PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES  OU ALGUM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL PARA TODOS OS PROFISSIONAIS EFETIVOS E EM REGIME DE DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA OU A PARTICIPAÇÃO FOI LIVRE?

       Foi uma exigência da SEDU com parceria com a Secretaria de Educação.

12) VOCÊS TERÃO UMA CULMINÂNCIA DO PROJETO A NÍVEL ESCOLAR, MUNICIPAL, ESTADUAL? COMO E QUANDO ESTÁ PREVISTO O ENCERRAMENTO? ( Isso está sendo perguntado pois sabemos que é uma formação para todos os profissionais do magistério da educação pública estadual  e municipal). Não, foi dado encerrado cada tema no mesmo dia da formação.

13) FALE UM POUCO DA CRIAÇÃO DO CEIM.

       Este CEIM foi criado em 08 de março de 1973, visando atender a necessidade da comunidade do bairro BNH que carecia de instituições que atendessem crianças pequenas. A partir desta necessidade, as professoras Glorinha Caon e Iracema Caon foram autorizadas pelo prefeito Samuel Batista Cruz a tomar as devidas providências para o funcionamento do Jardim de Infância “Cinderela” que iniciou suas atividades no Centro Social Comunitário do Bairro Novo Horizonte (localizado no mesmo local onde atualmente funciona a escola)

14) A ESCOLA É FORMADORA DE CONSCIÊNCIA, ESTE PROJETO  QUE FOI APRESENTADO VOCÊS PRETENDEM ADAPTAR PARA TRABALHAR DIRETAMENTE COM AS CRIANÇAS ?

       Não, estaremos desenvolvendo com os alunos os frutos  do estudo, através de plano de ação, atividades, dentre outros planejamentos.
 

15)  QUAIS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS NESTE DIA? No dia dos estudos os profissionais envolvidos eram a diretora, supervisoras, professoras, coordenadoras e monitoras.


Todo processo educacional torna-se muito mais prazeroso desde que o profissional esteja motivado a estar dedicando seu tempo para mudar as perspectivas educacionais em qualquer instituição que atue.
O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, principalmente em escolas de pequeno porte,  é uma forma de aproximar a criança de sua realidade social além de introduzir conceitos e ajudar a combater situações de discriminação no meio escolar. Neste estabelecimento este tipo de atividade se tornou característico entre os profissionais. Apresento a seguir algumas fotos de momentos vivenciados pelo CEIM " MANOEL FARIAS DE SOUZA"


“O bjetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a.” Amarilha (1997: 27) afirma que as primeiras impressões de mundo da criança são através das imagens e que:

“Ao transformar essas imagens em expressão, pela linguagem verbal, entra na composição literária o elemento prazeroso. Esse componente gerador de prazer advém sobretudo da natureza lúdica da linguagem.”
Outro fator importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.

Além das apresentações teatrais envolvendo alunos e professores a escola promove passeios em determinadas datas no decorrer do ano letivo. No ano de 2013 pudemos vivenciar com nossos alunos um prazeroso passeio aos pontos turísticos de Linhares.



Lagoa Juparanã


Ao fundo a igrejinha velha da Rua da Conceição

 
 
 

RUA GOVERNADOR DIAS LOPES, S/N, BNH, CEP 29.902-060.
PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL “MANOEL FARIAS DE SOUZA”
 

Por: Sandra Karla Ramos Sufiatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário