NOME DA ESCOLA CEIM
“MANOEL FARIAS DE SOUZA”
DIRETOR: LUCIANA SENA FÁVERO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: Sandra Lena Trevisani (matutino)
QUANTIDADE DE ALUNOS DA INSTITUIÇÃO: 324
QUANTIDADE DE PROFESSORES: 20
QUANTOS TURNOS A ESCOLA TRABALHA: 02
O QUE A ESCOLA OFERECE PARA SUA CLIENTELA: educação básica
Nesta entrevista, a pedagoga Sandra Lena Trevisani aborda a formação em que os docentes da instituição estão vivenciando o que torna toda a dinâmica de trabalho muito mais motivadora para todos os profissionais.
DIRETOR: LUCIANA SENA FÁVERO
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: Sandra Lena Trevisani (matutino)
QUANTIDADE DE ALUNOS DA INSTITUIÇÃO: 324
QUANTIDADE DE PROFESSORES: 20
QUANTOS TURNOS A ESCOLA TRABALHA: 02
O QUE A ESCOLA OFERECE PARA SUA CLIENTELA: educação básica
Nesta entrevista, a pedagoga Sandra Lena Trevisani aborda a formação em que os docentes da instituição estão vivenciando o que torna toda a dinâmica de trabalho muito mais motivadora para todos os profissionais.

1) QUAL A DENOMINAÇÃO DESSA FORMAÇÃO? “RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
AFRO-BRASILEIRAS”
2) QUEM É A INSTITUIÇÃO FORMADORA? Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito
Santo.
3) QUAL O OBJETIVO? Promover a emersão do respeito à diversidade e às peculiaridades da população negra, relacionando práticas educativas inclusivas; Visualizar as diferenças e articular, a partir de práticas pedagógicas relacionadas a elas, com a proposta de aproximar ainda mais aqueles que desconhecem ou ignoram o trato do racismo na escola; Construir uma educação que valorize as diferenças;
3) QUAL O OBJETIVO? Promover a emersão do respeito à diversidade e às peculiaridades da população negra, relacionando práticas educativas inclusivas; Visualizar as diferenças e articular, a partir de práticas pedagógicas relacionadas a elas, com a proposta de aproximar ainda mais aqueles que desconhecem ou ignoram o trato do racismo na escola; Construir uma educação que valorize as diferenças;
4) A FORMAÇÃO ACONTECE EM TODOS OS
TURNOS? COMO É PROMOVIDA? Aconteceu em dias amparados
no calendário escolar com todos os professores, monitores e estagiários
reunidos.
5) QUANTOS TEMAS JÁ FORMA ABORDADOS,
QUAIS?
1”Inclusão de Professores: Saberes
Necessários”
2 “Relações étnico-raciais afro-brasileiras”
3 “Educação Ambiental no Currículo Escolar”
4 “Violência na Escola; Gentileza gera
gentileza”
5 “Gênero e Diversidade Sexual na Escola”
6) EXISTE UM DIFERENCIAL PARA
DESENVOLVER OS TEMAS DE UMA FORMA DINÂMICA, PARA DISPERTAR NOS PARTICIPANTES UM
EXTÍMULO PARA O DEBATE?( video, teatro, música, etc)
Sim, todos os materiais foram fornecidos pelo MEC, vídeos, músicas e slides.
7) JÁ OCORREU NA ESCOLA ALGUMA SITUAÇÃO
DE BULLYING REFERENTE A ALGUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO QUE VOCÊ COMO DIRETOR
PRESENCIOU E TEVE QUE INTERVIR? VOCÊ PODE RELATAR SEM CITAR NOMES. Sim. Uma aluna que estava chorando no pátio por que outra
criança havia chamado-a de gorda. Então conversamos com ela e chamamos a outra
criança envolvida para refletir sobre o tema.
8)
A ESCOLA ESTÁ INCLUSA EM QUAIS TIPOS DE PROGRAMAS
GOVERNAMENTAIS OU PROJETOS? SIM,
CEFOPE, UDIME.
9) AGORA COM ESSA FORMAÇÃO, VOCÊ
, OS DOCENTES E A ESCOLA, VÊEM A NECESSIDADE DE ALGUM PROGRAMA ESPECÍFICO
VOLTADO PARA A QUESTÃO GÊNERO E RAÇA SENDO DESENVOLVIDO NAS INSTITUIÇÕES DE
ENSINO NO DECORRER DO ANO LETIVO?
sim, após a formação organizamos um plano de ação para o
próximo ano.
10) QUAL O PERÍODO DESSA FORMAÇÃO? 5 Horas cada tema.
11) ESSA FORMAÇÃO FOI EXIGÊNCIA DA SEDU/PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES OU ALGUM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL PARA TODOS OS PROFISSIONAIS EFETIVOS E EM REGIME DE DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA OU A PARTICIPAÇÃO FOI LIVRE?
Foi uma exigência da SEDU com parceria com a Secretaria de
Educação.
12) VOCÊS TERÃO UMA CULMINÂNCIA DO PROJETO A NÍVEL ESCOLAR, MUNICIPAL, ESTADUAL? COMO E QUANDO ESTÁ PREVISTO O ENCERRAMENTO? ( Isso está sendo perguntado pois sabemos que é uma formação para todos os profissionais do magistério da educação pública estadual e municipal). Não, foi dado encerrado cada tema no mesmo dia da formação.
13) FALE UM POUCO DA CRIAÇÃO DO CEIM.
Este CEIM foi criado em 08 de março de 1973, visando
atender a necessidade da comunidade do bairro BNH que carecia de instituições
que atendessem crianças pequenas. A partir desta necessidade, as professoras
Glorinha Caon e Iracema Caon foram autorizadas pelo prefeito Samuel Batista
Cruz a tomar as devidas providências para o funcionamento do Jardim de Infância
“Cinderela” que iniciou suas atividades no Centro Social Comunitário do Bairro
Novo Horizonte (localizado no mesmo local onde atualmente funciona a escola)
14) A ESCOLA É FORMADORA DE CONSCIÊNCIA, ESTE PROJETO QUE FOI APRESENTADO VOCÊS PRETENDEM ADAPTAR PARA TRABALHAR DIRETAMENTE COM AS CRIANÇAS ?
Não, estaremos desenvolvendo com os alunos os
frutos do estudo, através de plano de ação, atividades, dentre outros
planejamentos.
15) QUAIS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDAS NESTE DIA? No dia dos estudos os profissionais envolvidos eram a diretora, supervisoras, professoras, coordenadoras e monitoras.
Todo processo educacional torna-se muito mais prazeroso desde que o profissional esteja motivado a estar dedicando seu tempo para mudar as perspectivas educacionais em qualquer instituição que atue.
O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, principalmente em escolas de pequeno porte, é uma forma de aproximar a criança de sua realidade social além de introduzir conceitos e ajudar a combater situações de discriminação no meio escolar. Neste estabelecimento este tipo de atividade se tornou característico entre os profissionais. Apresento a seguir algumas fotos de momentos vivenciados pelo CEIM " MANOEL FARIAS DE SOUZA"
“O bjetos, sons, movimentos, espaços, cores, figuras, pessoas, tudo pode virar brinquedo através de um processo de interação em que funcionam como alimentos que nutrem a atividade lúdica, enriquecendo-a.” Amarilha (1997: 27) afirma que as primeiras impressões de mundo da criança são através das imagens e que:
Outro fator importante da atividade lúdica está no fato de que ela prevalece no tempo, e se houve um significado este será lembrado, assim como a história também ficará marcada na lembrança e vida da criança.
Além das apresentações teatrais envolvendo alunos e professores a escola promove passeios em determinadas datas no decorrer do ano letivo. No ano de 2013 pudemos vivenciar com nossos alunos um prazeroso passeio aos pontos turísticos de Linhares.
Lagoa Juparanã
Ao fundo a igrejinha velha da Rua da Conceição
RUA GOVERNADOR DIAS LOPES, S/N, BNH, CEP
29.902-060.
PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL
“MANOEL FARIAS DE SOUZA”













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