segunda-feira, 14 de julho de 2014

DESAFIOS E ESCOLHAS

Para desenvolver um trabalho dinâmico e de qualidade, apostamos além das reportagens, textos instrutivos e vídeos, nas entrevistas voltadas ao tema do blog "IGUALDADE NA EDUCAÇÃO FORMAL", e hoje apresentamos uma conversa informal com o senhor Valdir Massucati, cidadão conceituado de  nosso município abordando a questão gênero e raça e contextualizando um pouco sobre o tema "educação".
Valdir Massucatti é nascido  em 01 de maio de 1960, casado, pai de dois filhos. Segue uma breve biografia profissional e acadêmica.

Formação:

1)     - Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina, registrado como Contador no CRC-ES sob nº 4.030.

2)     – Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina – FADIC, registrado na OAB-ES sob nº 3.974.

3)     – Pós-Graduação Latu Sensu – Especialista em Contabilidade Gerencial.

4)      - Mestrado em Administração pela Universidade São Marcos-SP.

Atividades exercidas:

1 – Presidente da ASCOL – Associação dos Contabilistas de Linhares por 2 (dois) mandatos; 1990/1992 e 1993/1995.

2 – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo – CRC-ES, por 2 (dois) mandatos 1998/2000 e 2001/2002.

3 – Professor nas Faculdades de Administração e Ciências Contábeis de Linhares – FACC de 1989 a 1998, sendo Coordenador do Departamento jurídico Social e de Contabilidade.

4 – Professor na Faculdade Vale do Cricaré de 2001/2002 – São Mateus-ES, sendo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis.

5 – Professor de Pós-Graduação Latu Sensu nas Faculdades UNILINHARES em Linhares-ES e FANAN – Nanuque-MG. 1999/2002

6 - Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Vitória-ES, março 2006 a novembro 2011.

7 – Presidente do FONAC – Fórum Nacional das Secretárias Municipais de Administração das Capitais anos 2010 e 2011.

8 – Advogado - Exerce a profissão de Advogado desde sua graduação em 1984, com a suspensão quando ficava impedido por ordem legal, atualmente é sócio da empresa MASSUCATTI, DRAGO& BERGAMIN ASSESSORIA JURÍDICA.

9 – Contador - Exerce a Profissão de Contador desde sua formação sendo sócio da empresa VALDIR MASSUCATTI  CONTADORES ASSOCIADOS LTDA.

a)      Em sua carreira você já presenciou algum tipo de opressão empregador x empregado? Qual sua atitude como profissional em uma situação que caracterize racismo e ou desigualdade? Sim. Assédio Moral. Minha atitude é de reprovação absoluta a esse comportamento.
b)      Você é afiliado a algum partido político? Sim. PMDB.

c)      Qual sua plataforma de apoio ao combate dadiscriminação racial e social no atual momento político que vivenciamos?
Faço minha parte enquanto profissional e empresário procurando dar exemplo de respeito ao ser humano em sua total dimensão.

d)     Já presenciou a ascensão de uma pessoa do sexo masculino em alguma empresa apenas pelo gênero sexual? Se sua resposta for positiva como você se sentiu em relação a essa situação? Não. Nunca presenciei uma situação dessas.

e)      Como você visualiza a ascendência profissional pelo fator gênero e raça? (profissionais com mesmas qualificações porém são “escolhidos” por serem homens e brancos).
Trabalho no meio empresarial e posso confessar, que pelo menos onde frequento, as escolhas não tem “discriminados” em razão de gênero ou raça. O mercado hoje quer e precisa de competência. Penso que essa segregação está cada dia menor.

f)       Mesmo não estando na área da educação atualmente, o que achou do novo PNE? Você consegue visualizar o Brasil cumprindo as 20 metas dentro de 6 anos?
A teoria é muito legal, mas na aplicação não vai funcionar. NÃO. Infelizmente não.

h)      |Ser a favor das cotas raciais não quer dizer ser contra as cotas sociais. Você é a favor das cotas? Fale um pouco sobre esta frase.
Veja, quando fui secretário de administração da Prefeitura de Vitória, nós fizemos um concurso com reserva de cotas para afrodescendentes. Foi a maior loucura. Imprensa toda hora e pressão de todos os lados. Defendi as cotas em razão das diferenças “ainda existentes”. Penso que a questão das cotas deve ser temporária, a fim de corrigir distorções passadas, que logo desaparecerão do nosso cenário, espero. 

i)        Talvez a grande divisão da nossa sociedade seja entre as pessoas que têm todas as escolhas e as pessoas que têm escolhas bastante limitadas. “Meritocracia” e “liberdade de escolha” são dois dos grandes mitos que nossa direita gosta de propagar para justificar e proteger seus privilégios. Qual sua opinião sobre essa colocação. 
Tenho uma PALESTRA com o título “DESAFIOS E ESCOLHAS”, onde procuro demonstrar as pessoas, que nós não temos o controle “absoluto” sobre nossas vidas. Nossas vidas são recheadas de desafios e ai cabe a nós fazermos as escolhas. O que acontece na maioria das vezes é que a pessoa tem um desafio (dificuldade) e não procura outro caminho, não faz outras escolhas, fica “malhando em ferro frio” e ai deixa de ser um vitorioso para ser um teimoso. Desta forma, não acredito em TODAS AS ESCOLHAS, sempre teremos alguma restrição, cabe a nós escolher a melhor.

Por: SANDRA KARLA RAMOS SUFIATTI
14/07/2014 às 15:27 

Nenhum comentário:

Postar um comentário