[ Por Assessoria de Imprensa | 05/09/2014 ]
O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 1º ao 5º ano
Os alunos do 1º ao 5º ano da Emef Maria Souza Matias, no bairro Movelar, fizeram diversas apresentações na manhã desta sexta-feira (5). O projeto "Momento Cultural" é o fechamento de todas as atividades desenvolvidas no segundo trimestre pelos alunos do turno matutino da unidade de ensino.O tema abordado foi o folclore local e brasileiro. Pais de alunos acompanharam de perto as apresentações. Os alunos do 3º ano fizeram a dramatização do ato heroico de Caboclo Bernardo, que salvou 128 tripulantes do navio que naufragou no mar de Regência. A peça ainda lembrou a entrega da medalha dada pela Princesa Isabel a Bernardo.
Houve também a apresentação de paródias feitas em homenagem ao aniversário de Linhares, poesias que representaram a escola na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na fase municipal, além da apresentação do hino de Linhares de um jeito diferente: cantado com o acompanhamento da bandinha de congo, formada pelos alunos do 4º ano.
Informações para a imprensa
Secom l secom@linhares.es.gov.br
3372 1829
Esta manhã animada foi o ponto culminante do projeto desenvolvido na Emef Maria Souza Matias, ao qual o foco central foi o trabalho com o folclore brasileiro, nossa cultura e suas diversidades artísticas.
Em uma entrevista com a professora REGIANE BISPO FERREIRA SANTOS que atua com a turma de 1º ano do matutino da Emef Maria Souza Matias, podemos entender como foi o trabalho, a divisão das tarefas e principalmente o sentido dado à ação dos docentes desta instituição de ensino municpal para o projeto.
1)AS REDES DE EDUCAÇAO PUBLICAS EM TODO O ESTADO ESTAO
DESENVOLVENDO UMA FORMAÇÃO QUE ABORDA AS
RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRAS. NA SUA ESCOLA VOCES ABORDARAM O TEMA
APENAS COM O CORPO DOCENTE E DEMAIS PROFISSIONAIS OU LEVARAM PARA OS ALUNOS DE
FORMAS ADAPTADAS A REALIDADE DE CADA TURMA?
O TEMA É ABORDADO COM O CORPO DOCENTE E DEMAIS
PROFISSIONAIS PRINCIPALMENTE PARA OS
ALUNOS DEFORMA ADAPTADA POIS EM NOSSA ESCOLA ALÉM DOS TEMAS ABORDADOS A QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS NEGROS É
ELEVADA E PROCURAMOS ENVOLVER TODO GRUPO INCLUSIVE NAS APRESENTAÇÕES CULTURAIS.
2)O TRABALHO DENOMINADO “IRENE” FOI CONTEXTUALIZADO
ABORDANDO O TEMA ÉTNICO-RACIAL NUM RESGATE HISTÓRICO DA CULTURA POPULAR DO
MUNICÍPIO. COMO SE DEU INICIO AO PROJETO COM OS ALUNOS? PORQUE INICIOU PELA
IRENE? RELATE TODO O PROCESSO.
AO ABORDAR O TEMA FOLCLORE LINHARENSE TINHAMOS QUE ESCOLHER
UM PERSONAGEM PARA A TURMA REPRESENTAR, FORAM LIDAS TODAS AS LENDAS PARA OS
ALUNOS E UM ALUNO NO GRUPO MANISESTOU-SE DIZENDO :“TIA PORQUE QUE AGENTE TEM
QUE ESTUDAR ESSA MULHER TÃO FEIA, ARRUMA UMA HISTÓRIA DE PRINCESA”. ENTÃO RELI
A HISTÓRIA COM MAIS CUIDADO E ATENÇÃO TENTANDO CONVENCER A ELE E OS DEMAIS
ALUNO A BELEZA DA HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA CULTURAL QUE ELA TRAZ. RESGATANDO
ALGUNS VALORES. DAÍ NOSSA IRENE VISTA COM OUTROS OLHOS INICIEI O PROJETO.
3)O MUNICIPIO DE LINHARES TEM SEU LADO CULTURAL UM TANTO
PECULIAR, EXTENSO POIS É UM MUNICÍPIO QUE ACABOU DE COMPLETAR 214 ANOS DE SUA
FUNDAÇÃO, E AO MESMO TEMPO, É UM MUNICÍPIO QUE PRECISA RESGATAR SEUS TRAÇOS
HISTÓRICOS CULTURAIS, ATRAVÉS DESTE TIPO DE AÇÃO QUE VOCÊ DESENVOLVEU. QUAL FOI
O RESULTADO DESTE TRABALHO? ATINGIU SEUS OBJETIVOS? TEVE ALGUM MOMENTO
SURPREENDENTE QUE VOCÊ GOSTARIA DE COMPARTILHAR CONOSCO.
NOSSO PROJETO FOI ABORDADO POR TODAS AS TURMAS DO TURNO
MATUTUNO, CADA TURMA COM UM TEMA A SER ABORDADO, UM FATO MUITO CURIOSO FOI
PERCEBER O QUANTO NOSSA CULTURA É OMISSA POUCO SE SABE SOBRE ELA. AO
APRESENTARMOS OS PERSONAGENS A COMUNIDADE SE SURPREENDIA, CADA PERSONAGEM
APRESENTADO ERA UMA SURPRESA. NEM MESMO OS FUNCIONÁRIOS NÃO CONHECIAM. O TEATRO
APRESENTADO PELA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CABOCLO BERNARDO FOI NOVIDADE PARA
TODOS. NÃO SABIAM DAS LENDAS DA SEREIA IARA, LOBISOMEM, ENTRE OUTROS
APRESENTADOS. NOS SENTIMOS MUITO REALIZADOS, OBJETIVOS MAIS QUE ALCANÇADOS.
4)VOCÊ TEM INTENÇÃO DE ABORDAR OUTROS PERSONAGENS DE NOSSA
CULTURA POPULAR COMO O CHICO BONECO, O JOÃO DA SANTA, CABOCLO BERNARDO?
SIM, FIZEMOS UM RODIZIO O TRABALHAMOS TODOS CADA TURMA COM
UM TEMA. FOI UM SUCESSO.
5)FALANDO EM CABOCLO BERNARDO AS CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL
DE ENSINO FORAM CONTEMPLADAS COM O GIBI COM A HISTÓRIA DE CABOCLO BERNARDO
DOADOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES. QUE POR SINAL FOI UMA EXCELENTE
INICIATIVA DAS SECRETARIAS ENVOLVIDAS. A ESCOLA DE VOCÊS RECEBEU ESTA REVISTA?
QUAL A REAÇÃO DAS CRIANÇAS AO OUVIR A HISTORIA CONTADA ATRAVÉS DO GIBI?
SIM RECEBEMOS O GIBI. FOI DAÍ E DE MAIS PESQUISAS QUE SAIU O
TEATRO MARAVILHOSO DAS PROFESSORAS LIDIANE E KARLA NÁGILA DO TERCEIRO ANO. ESTÁ
NO SITE DA PREFEITURA MUNICPAL DE LINHARES(matéria acima citada)
6)A CULTURA LINHARENSE É MUITO RICA NAS SUAS DIVERSIDADES DESDE
A SUA FUNDAÇÃO ATÉ NOS DIAS ATUAIS. ESTE FATOR ESPECÍFICO É TRABALHADO DE QUE
FORMA COM AS CRIANÇAS EM SUA ESCOLA?
ESTE ANO ESPECIFICAMENTE ATRAVÉS DESTE PROJETO QUE JÁ FALEI.
7) 7 DE SETEMBRO JÁ ESTÁ LOGO AÍ. O QUE VOCÊS PREPARAM PARA
COMEMORAR ESTE DIA DE FORMA INSTRUTIVA E LÚDICA COM AS CRIANÇAS?
DRAMATIZEI A HISTÓRIA USANDO DOBRADURAS E BONECOS DE PAPEL E
AS CRIANÇAS IRÃO LEVAR PARA CASA A ESPADA E O CHAPEÚ DE D. PEDRO.
8) “A EDUCAÇÃO DE QUE PRECISAMOS A DE SER A QUE LIBERTE PELA
CONSCIENTIZAÇÃO. A QUE COMUNICA E NÃO A QUE FAZ COMUNICADOS.”
FALE UM POUCO SOBRE ESTA FRASE DE PAULO FREIRE APLICADA À
SUA ROTINA PROFISSIONAL.
É PRECISO PROPOR A NOSSOS PEQUENOS CONDIÇÕES/SITUAÇÕES PARA
QUE OCORRA ESSA CONSCIENTIZAÇÃO ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES VERDADEIRAS E SIGNIFICATIVAS.
O LÚDICO É UM GRANDE ALIADO PARA ESSE PROCESSO!
ENTREVISTA E IMAGENS DA PROFESSORA REGIANE BISPO E SEUS ALUNOS CONCEDIDA À SANDRA KARLA RAMOS SUFIATTI








Nenhum comentário:
Postar um comentário