sábado, 12 de julho de 2014

PLANOS DE AÇÃO UNIDADE 3


 


Curso de Especialização  em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça | GPP-GER - 2014
UFES –  UAB  POLO LINHARES/ES

Roteiro do plano de ação




Título: Educando o Educador- A raça tem cor?
 
Identificação do/a cursista:
 
Nome:  Sandra Karla Ramos Sufiatti
Órgão em que trabalha: Prefeitura Municipal de Linhares
Cargo: Professora
Função: Professora de Matemática
Município: Linhares
Observação (caso seja necessário):
Número da turma: GPP –GER – M3 - 2014
Nome do/a professor/a on-line: Erly Cristine Nickel Valério
 
Data de finalização:16/07/2014
 
Objetivo da ação:
Aplicar o embasamento do conteúdo estudado em oficinas para o corpo docente no município polo onde, será dinamizado o conteúdo Políticas Públicas e Raças através de práticas educativas dinâmicas, oficinas nas diversas áreas, contemplando sempre a ação da interdisciplinaridade atingindo assim objetivos de ação a curto prazo relacionados ao tema e podendo ramificar conceitos para uma pró-ação à longo prazo em todo o eixo educacional do município.
 
 
Justificativa  :
As escolas são ninhos de discriminação e ação de bullying, a proposta atenderá um público grande em curto espaço de tempo, podendo ainda fazer ações itinerantes co-relacionadas ao projeto. Associando-se aos movimentos governamentais de apoio ao indivíduo que sofre algum tipo de preconceito, o projeto pode apontar conflitos muitas vezes omissos em nossa sociedade de forma singular.
 
  
Descrição da ação:
Uma ação teatral dinâmica. Seria uma caracterização de momentos de discriminação vivenciados por diversos públicos que sofrem discriminação e neste contexto seria exposto de forma divertida e direta. Uma oficina itinerante experimental poderia ser desenvolvida inicialmente, em seguida formar profissionais capazes de transmitir conceitos e associar todo esse movimento extra ao currículo escolar de todas as escolas(municipal ou/e estadual). Depois de conhecer e experimentar técnicas diferenciadas nos diversos estabelecimentos de ensino, fazer uma culminância do projeto envolvendo, artes, culinária, vídeos, relatos, fotos, etc em um grande espaço aberto à população em geral.
 
Cronograma  
 
Para planejamento: de dois a três meses
 
 
Para execução: 6 a 8 meses sendo que inicialmente poderíamos desenvolver as oficinas itinerantes nas escolas, partindo para grupos teatrais seguidas de mini palestras, resgate da cultura popular do município com danças, comidas típicas, amostras populares, podendo encerrar no dia da consciência negra com um grande envolvimento de todo o público e todas as ações desenvolvidas no decorrer do projeto sendo apresentadas em uma grande área livre(praça) com shows populares com artistas regionais e músicas da cultura local, amostras teatrais e artísticas, comidas típicas.
Como teríamos um órgão governamental envolvido a divulgação seria ampla e poderíamos passar no decorrer do mês de culminância palestras ou seminários diretamente voltados para os profissionais da educação com alguns grandes nomes de cidadãos envolvidos nos movimentos negros do pais.
População beneficiada:
Professores e alunos da educação básica, ensino fundamental e médio e em conseqüência toda a população municipal. (por isso acho importante o ponto de culminância do projeto para ocorrer a socialização da comunidade escolar com a comunidade geral).
 
 
 

 


Roteiro do plano de ação Título:
Cineclube conceitos e preconceito - Discutindo raça e sexualidade na escola.
Identificação do/a cursista:
Nome: Ana Paula Brasil
Órgão em que trabalha: Instituto Federal do Espírito Santo campus Linhares
Cargo: Técnica em Assuntos Educacionais - TAE
Função: Chefe de Gabinete
Município: Linhares/ES
Observação (caso seja necessário):
Nome do Polo ao qual se vincula: Linhares/ES
Nome da professora on-line: ELRY CRISTINE NICKEL VALERIO
Data de finalização do Modulo 2: 16/07/2014
Objetivo Geral da ação:
Através da reprodução de vídeos e filmes promover a nova visão dos conceitos e preconceitos sobre raça e sexualidade, com o objetivo de promover o respeito às diferenças.
Justificativa:
Nossa sociedade é marcada pelo racismo e machismo, pautada em preceitos do patriarcado que resultam em conceitos e pré-definições de papéis de homens e mulheres, bem como sua forma de atuar na sociedade. Estas formas de agir foram constituídas por interesses muitas vezes desconhecidos por quem as pratica, na maioria das vezes. Através das práticas educativas, as escolas têm condições de proporcionar um ambiente favorável ao questionamento das disposições de cultura homofóbica e sexista, promovendo o acolhimento às diferenças.
Descrição da ação:
Esta ação se propõe a ser realizada no Ifes campus Linhares, podendo ser estendida a outras instituições e os filmes e vídeos tratariam das seguintes temáticas: relacionamentos; valores, atitudes e habilidades; cultura, sociedade e direitos humanos; desenvolvimento humano; comportamento sexual; saúde sexual e reprodutiva, relacionados com as questões de gênero e raça.
Cronograma
Para planejamento: 2 meses (julho e agosto)
Para execução: 12 meses (um filme por mês com discussão/debate sobre o tema e um convidado que tenha experiência/militância no assunto).
População beneficiada
Professores/as, alunos/as e gestores/as do Instituto, podendo ser o projeto ser ampliado a associações de bairros, presídios, etc.






Título: CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO AO COMBATE A VIOLÊNCIA DA MULHER DO MUNICÍPIO DE LINHARES.
Identificação do/a cursista:
Nome: Renata Cordeiro Sírtoli
Órgão em que trabalha: Prefeitura Municipal de Aracruz/ES – Secretaria Municipal de Obras.
Cargo: Advogada
Função: Coordenadora de Análise de Processo
Município: Aracruz/ES
Nome do Polo ao qual se vincula: Linhares/ES
Nome da professora on-line: Erly Cristine Nickel Valerio
Data de finalização do Modulo 3: 16/07/2014
Objetivo Geral da ação:  
- Pesquisas voltadas para a questão da segurança da mulher;
- Desenvolver estudos, das raças, indígena, negra, quilombolas, rurais entre outras que existerem no Município de Linhares;
- Criar ações afirmativas que envolvam a segurança da mulher no Município de Linhares;
Justificativa:
Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. Conforme artigos 2º e 3º da Lei 11.340/2016, toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social. Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Este plano justifica-se pelo aumento de violências sofridas pelas mulheres, seja por seus maridos, companheiros considerando que o números de casos de violência contra as mulheres vem crescendo no Município de Linhares.  
Descrição das ações:  
  • Criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher;
  • Realizar um levantamento das mulheres em situação de risco ou violência domestica;  
  • Informar as autoridades competentes e a sociedade civil organizada sobre os casos existentes no Município; Criar ferramentas de estímulos e valorização da mulher;
  •  Buscar vínculo a ouros órgãos como Delegacia da Mulher, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar para encaminhamento de possíveis vitimas;
  • Instituir do Dia Municipal contra a Violência a Mulher;
  • Mobilizar junto ao CDL Linhares açoes educativas;
  • Fazer entrega de panfletos em pontos estratégicos no centro da cidade;
  • Fazer na praça 22 de agosto uma culminancia como uma chegada de um pedalaço na praça;
  • A a praça toda iluminada de rosa, com faixas, stander informativos e vendas de camisetas do primeiro outubro rosa de Linhares/ES.
  • Realizar um seminário com a mulheres que sofreram violência e as que encontram-se em estado do Risco, com o TEMA: Uma abordagem da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha para mulheres violentadas:
  • Realizar uma caminhada em favor das mulheres violentadas no dia que for instituido o Dia Municipal contra a Violência da Mulher para o fechamento do Projeto;
Cronograma:   
Para planejamento: 12 meses a contar da criação do Núcleo
Para execução: Com a finalização dos trabalhos, 03 (cinco) meses, para começar realizar as ações.  
População beneficiada
As mulheres que sofreram violência, as mulheres da Comunidade Linharense em estado de risco de violência.



PLANO DE AÇÃO

 

TECENDO CORES E AMORES

 

1.      Identificação do/a cursista:

 

Nome: Roberta Scaramussa da Silva

Órgão em que trabalha: Faculdade Pitágoras Linhares

Cargo: docente de nível superior

Função: docente

Município: Linhares

Observação (caso seja necessário):

Nome do Polo ao qual se vincula: Linhares

Nome da professora on-line: Erly Cristine Nickel Valerio

Data de finalização do Modulo 2014: 16/07/2014

T

2.      Objetivo Geral da ação:

Implantar em parceria com a Delegacia de Linhares e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social o projeto TECENDO CORES E AMOREScujo objetivo é promover grupos de encontro entre mulheres vítimas de violência doméstica visando o fortalecimento da identidade de gênero e raça e a construção coletiva de estratégias de enfrentamento das múltiplas formas de violência a que são submetidas.

 

3.      Justificativa:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS, 2003) a violência de gênero contra as mulheres, embora esteja presente em todas as classes sociais, incide de maneira diferente entre os segmentos mais fragilizados da população e torna-se uma questão de saúde publica. Os dados apontam que há um agravamento da violência quando a mulher é negra ocasionada pelo racismo que gera outras violências. A constituição da sociedade brasileira é marcada historicamente por hierarquia de raça e gênero produzidas historicamente mas tomadas como naturais o que favorece a prática de violência e a impunidade.

Percebe-se no município de Linhares que a violência doméstica é uma problemática social grave e que há uma lacuna nos serviços previstos pelaspoliticas públicas para a devida atenção e acompanhamento deste público.

.

 

4.      Descrição da ação:

 

O plano de ação será apresentado à Secretaria de Segurança Publica de Linhares bem como a Secretaria de Assistência Social do município.  Firmada a parceria as mulheres atendidas pelo DPJ serão encaminhadas ao CREAS e neste espaço serão realizados cinco encontros grupais, previamente agendados e com consentimento das participantes. O primeiro encontro será destinado ao acolhimento inicial e apresentação da proposta de grupo. O segundo, terceiro e quarto encontros serão destinados a construção de estratégias coletivas de enfrentamento as diferentes forma de violência as quais têm sido submetidas. O quinto encontro será destinado ao encerramento e avaliação dos encontros

 

5.      Cronograma

 

 

ATIVIDADES
AGOS
SET
OUT
NOV
DEZ
Visitas ao DPJ e CREAS para conhecer a demanda local
 
 
 
 
 
Adequação do plano de ação as realidade local
 
 
 
 
 
 
Apresentação do plano de ação para a Secretaria Municipal de Segurança Publica e Secretaria de Assistência Municipal de Social
 
 
 
 
 
 
Organizaçao do espaço físico e recursos materiais e pessoais
 
 
 
 
 
Realização dos encontros
 
 
 
 
 
 
 
 
Avaliação
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

6.      População beneficiada

Mulheres em situação de violência doméstica do município de Linhares e suas famílias.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário