Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em
Gênero e Raça | GPP-GER - 2014
UFES – UAB POLO LINHARES/ES
Roteiro
do plano de ação
Título: Educando o Educador- A raça tem cor?
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Identificação do/a cursista:
Nome: Sandra Karla Ramos Sufiatti
Órgão em que
trabalha: Prefeitura Municipal de Linhares
Cargo:
Professora
Função:
Professora de Matemática
Município:
Linhares
Observação
(caso seja necessário):
Número da
turma: GPP –GER – M3 - 2014
Nome do/a
professor/a on-line: Erly Cristine Nickel Valério
Data de
finalização:16/07/2014
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Objetivo da ação:
Aplicar o embasamento do conteúdo
estudado em oficinas para o corpo docente no município polo onde, será
dinamizado o conteúdo Políticas Públicas e Raças através de práticas
educativas dinâmicas, oficinas nas diversas áreas, contemplando sempre a ação
da interdisciplinaridade atingindo assim objetivos de ação a curto prazo
relacionados ao tema e podendo ramificar conceitos para uma pró-ação à longo
prazo em todo o eixo educacional do município.
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Justificativa :
As escolas são ninhos de discriminação e
ação de bullying, a proposta atenderá um público grande em curto espaço de
tempo, podendo ainda fazer ações itinerantes co-relacionadas ao projeto.
Associando-se aos movimentos governamentais de apoio ao indivíduo que sofre
algum tipo de preconceito, o projeto pode apontar conflitos muitas vezes
omissos em nossa sociedade de forma singular.
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Descrição da ação:
Uma ação teatral dinâmica. Seria uma
caracterização de momentos de discriminação vivenciados por diversos públicos
que sofrem discriminação e neste contexto seria exposto de forma divertida e
direta. Uma oficina itinerante experimental poderia ser desenvolvida
inicialmente, em seguida formar profissionais capazes de transmitir conceitos
e associar todo esse movimento extra ao currículo escolar de todas as
escolas(municipal ou/e estadual). Depois de conhecer e experimentar técnicas
diferenciadas nos diversos estabelecimentos de ensino, fazer uma culminância
do projeto envolvendo, artes, culinária, vídeos, relatos, fotos, etc em um
grande espaço aberto à população em geral.
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Cronograma
Para
planejamento: de dois a três meses
Para execução:
6 a 8 meses sendo que inicialmente poderíamos desenvolver as oficinas
itinerantes nas escolas, partindo para grupos teatrais seguidas de mini
palestras, resgate da cultura popular do município com danças, comidas
típicas, amostras populares, podendo encerrar no dia da consciência negra com
um grande envolvimento de todo o público e todas as ações desenvolvidas no
decorrer do projeto sendo apresentadas em uma grande área livre(praça) com
shows populares com artistas regionais e músicas da cultura local, amostras teatrais
e artísticas, comidas típicas.
Como teríamos
um órgão governamental envolvido a divulgação seria ampla e poderíamos passar
no decorrer do mês de culminância palestras ou seminários diretamente
voltados para os profissionais da educação com alguns grandes nomes de
cidadãos envolvidos nos movimentos negros do pais.
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População
beneficiada:
Professores e alunos da educação básica, ensino fundamental e
médio e em conseqüência toda a população municipal. (por isso acho importante
o ponto de culminância do projeto para ocorrer a socialização da comunidade
escolar com a comunidade geral).
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| Roteiro do plano de ação Título: Cineclube conceitos e preconceito - Discutindo raça e sexualidade na escola. |
| Identificação do/a cursista: Nome: Ana Paula Brasil Órgão em que trabalha: Instituto Federal do Espírito Santo campus Linhares Cargo: Técnica em Assuntos Educacionais - TAE Função: Chefe de Gabinete Município: Linhares/ES Observação (caso seja necessário): Nome do Polo ao qual se vincula: Linhares/ES Nome da professora on-line: ELRY CRISTINE NICKEL VALERIO Data de finalização do Modulo 2: 16/07/2014 |
| Objetivo Geral da ação: Através da reprodução de vídeos e filmes promover a nova visão dos conceitos e preconceitos sobre raça e sexualidade, com o objetivo de promover o respeito às diferenças. |
| Justificativa: Nossa sociedade é marcada pelo racismo e machismo, pautada em preceitos do patriarcado que resultam em conceitos e pré-definições de papéis de homens e mulheres, bem como sua forma de atuar na sociedade. Estas formas de agir foram constituídas por interesses muitas vezes desconhecidos por quem as pratica, na maioria das vezes. Através das práticas educativas, as escolas têm condições de proporcionar um ambiente favorável ao questionamento das disposições de cultura homofóbica e sexista, promovendo o acolhimento às diferenças. |
| Descrição da ação: Esta ação se propõe a ser realizada no Ifes campus Linhares, podendo ser estendida a outras instituições e os filmes e vídeos tratariam das seguintes temáticas: relacionamentos; valores, atitudes e habilidades; cultura, sociedade e direitos humanos; desenvolvimento humano; comportamento sexual; saúde sexual e reprodutiva, relacionados com as questões de gênero e raça. |
| Cronograma Para planejamento: 2 meses (julho e agosto) Para execução: 12 meses (um filme por mês com discussão/debate sobre o tema e um convidado que tenha experiência/militância no assunto). |
| População beneficiada Professores/as, alunos/as e gestores/as do Instituto, podendo ser o projeto ser ampliado a associações de bairros, presídios, etc. |
PLANO DE AÇÃO
TECENDO CORES E AMORES
1.
Identificação do/a
cursista:
Nome: Roberta Scaramussa da Silva
Órgão em que trabalha: Faculdade Pitágoras Linhares
Cargo: docente de nível superior
Função: docente
Município: Linhares
Observação (caso seja necessário):
Nome do Polo ao qual se vincula: Linhares
Nome da professora on-line: Erly Cristine Nickel Valerio
Data de finalização do Modulo 2014: 16/07/2014
T
2.
Objetivo Geral da
ação:
Implantar em parceria com a Delegacia de Linhares e o Centro de
Referência Especializado em Assistência Social o projeto TECENDO
CORES E AMOREScujo
objetivo é promover grupos de encontro entre mulheres vítimas de violência doméstica visando
o fortalecimento da identidade de gênero e raça e a construção coletiva de
estratégias de enfrentamento das múltiplas formas de violência a que são
submetidas.
3.
Justificativa:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS, 2003) a violência de
gênero contra as mulheres, embora esteja presente em todas as classes sociais,
incide de maneira diferente entre os segmentos mais fragilizados da população e
torna-se uma questão de saúde publica. Os dados apontam que há um agravamento
da violência quando a mulher é negra ocasionada pelo racismo que gera outras
violências. A constituição da sociedade brasileira é marcada historicamente por
hierarquia de raça e gênero produzidas historicamente mas tomadas como naturais
o que favorece a prática de violência e a impunidade.
Percebe-se no município de Linhares que a violência doméstica é uma
problemática social grave e que há uma lacuna nos serviços previstos pelaspoliticas
públicas para a devida atenção e acompanhamento deste público.
4.
Descrição da ação:
O plano de ação será apresentado à Secretaria de Segurança Publica de
Linhares bem como a Secretaria de Assistência Social do município. Firmada a parceria as mulheres atendidas pelo
DPJ serão encaminhadas ao CREAS e neste espaço serão realizados cinco encontros
grupais, previamente agendados e com consentimento das participantes. O
primeiro encontro será destinado ao acolhimento inicial e apresentação da
proposta de grupo. O segundo, terceiro e quarto encontros serão destinados a
construção de estratégias coletivas de enfrentamento as diferentes forma de
violência as quais têm sido submetidas. O quinto encontro será destinado ao
encerramento e avaliação dos encontros
5. Cronograma
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ATIVIDADES
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AGOS
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SET
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OUT
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NOV
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DEZ
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Visitas ao DPJ e
CREAS para conhecer a demanda local
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Adequação do
plano de ação as realidade local
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Apresentação do
plano de ação para a Secretaria Municipal de Segurança Publica e Secretaria
de Assistência Municipal de Social
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Organizaçao do
espaço físico e recursos materiais e pessoais
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Realização dos
encontros
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Avaliação
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6.
População
beneficiada
Mulheres em
situação de violência doméstica do município de Linhares e suas famílias.
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