quarta-feira, 18 de junho de 2014

DE CARA PRA VIDA

Vamos deixar o site “De Cara Pra Vida” mais bonito e atrativo para você!

Inscrições prorrogadas até o dia 04 de Julho!
Estimule seus alunos a exercitarem a criatividade!
Acesse o edital.
 
 

Prevenção às Drogas nas Escolas

 
Este Site foi desenvolvido pelo Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas (COMAD) da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU/ES) para oferecer suporte virtual aos professores, instrumentalizando-os para o trabalho de prevenção às drogas na Escola.
 
Aqui serão disponibilizados materiais públicos dos diversos segmentos da sociedade, bem como diretrizes educacionais para trabalhar a temática "Drogas".
 
 
 
 
 
 
  Provocando debates



Matérias, artigos e entrevistas

Entrevistas:

 

Matérias, artigos e entrevistas

Entrevistas:

Dependência química – Entrevista com o Dr. Ronaldo Laranjeira, médico psiquiatra, coordena a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e é PhD em Dependência Química na Inglaterra. (Dr. Dráuzio Varella)


Tabagismo – Entrevista com José Rosemberg, professor de Pneumologia e um dos fundadores da Faculdade de Medicina da PUC (SP), tem se destacado no combate à tuberculose e ao tabagismo. (Dr. Dráuzio Varella)

Artigos:

Prevenção às drogas nas escolas: uma experiência pensada a partir dos modelos de atenção em saúde. Este artigo trata da análise de um projeto de prevenção às drogas no ambiente escolar realizado em Santa Maria (RS), pela UFSM, e discute a relação desta proposta com os modelos de atenção em saúde. Ana Cláudia Müller, Cátia Lucila Paul e Nair Iracema Silveira dos Santos.

A educação pode contribuir na prevenção do consumo de drogas? Artigo publicado na revista Arte Médica Ampliada, Ano XIX, Nº 3: pp. 4 - 11, 1999. Sônia A. L. Setzer.
Álcool e Saúde Pública: uma revisão de literatura. Foi observado que usuários de álcool no Brasil são, predominantemente, homens, das camadas sociais mais baixas, residentes, na sua maioria, no sul do país. Nova Fisio, Revista Digital. Rio de Janeiro, Brasil, Ano 15, nº 88, Set/Out de 2012.

Notícias:

Agência europeia alerta para surgimento de mais drogas sintéticas. A agência que monitora o uso e surgimento de novas drogas na União Europeia (UE) informou ter descoberto 72 novas drogas sintéticas no bloco em 2012 e alertou que esses novos entorpecentes, ainda não proibidos pela legislação europeia, estão surgindo com cada vez mais frequência na região. A informação consta do relatório anual do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

Armstrong confirma uso doping para melhorar rendimento. O ex-ciclista americano Lance Armstrong admitiu que tomou várias substâncias proibidas para melhorar seu rendimento. Armstrong admitiu que tem "falhas de personalidade" e que se deixou levar pela "arrogância" e o pelo "desejo de vencer" a qualquer preço. (Fonte: Terra / Esportes)

UNODC e Ministério da Saúde trazem ao Brasil nova metodologia de prevenção do uso de drogas nas escolas. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde concluíram a primeira etapa de capacitação para lançar no Brasil uma nova metodologia de prevenção do uso de drogas no contexto escolar. Ela consiste em promover discussões entre alunos de 10 a 14 anos de idade, em uma linguagem descontraída e acessível, abordando diversos assuntos e situações de stress que podem levar adolescentes a usar drogas. (Fonte: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC – United Nations Office on Drugs and Crime)
Alcoolismo é uma forma de religião, dizem psicanalistas. Baseados em dez anos de pesquisa com mais de 5.000 pessoas em tratamento para alcoolismo, os autores chegaram à conclusão de que o alcoólatra é, antes de tudo, um fanático de uma religião individual e autocentrada, uma vez que ele transforma a bebida em uma substância divina. Além disso, os autores apontam que a mesma sociedade que instiga o alcoolismo também o reprime. (Fonte: Folha de São Paulo)
Aumento consumo cocaína no Brasil. Dados atuais afirmam que a prevalência estimada do uso da substância entre a população geral é estimada em 1,75%, consistente com a tendência do consumo da droga no país. E também ressalta que o Brasil desempenha um papel importante no mercado global de cocaína tanto como um destino quanto país de trânsito. (Fonte: ONU – Brasil)
Lançamento do Relatório Mundial sobre Drogas. Relatório Mundial sobre Drogas 2013 observa a estabilidade no uso de drogas tradicionais e aponta o aumento alarmante de novas substâncias psicoativas: embora os desafios relacionados a drogas estejam surgindo a partir de novas substâncias psicoativas (NSP), o Relatório Mundial sobre Drogas 2013 aponta para a estabilidade no uso de drogas tradicionais. (Fonte: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC – United Nations Office on Drugs and Crime)
 

 

      
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário